Por que é importante ficar atenta ao bebê que não dorme?

Muitos pequenos sofrem com distúrbios do sono, um problema que, se não for tratado da forma correta, pode comprometer o desenvolvimento da criança

(Imagem FreePik)

Um estudo britânico de 2020, feito por pesquisadores da Universidade de Birmingham, mostrou que a baixa qualidade do sono durante a infância está relacionada a problemas na saúde mental na adolescência. Para alertar os papais e mamães sobre esse assunto, a equipe do portal Meu Mundo Nutri conversou com a Dra. Gladys Arnez, neurologista infantil responsável pela clínica Neurocenterkids, em São Paulo.

PRINCIPAIS CAUSAS 

De acordo com a Dra. Gladys, as três principais causas dos distúrbios de sono em bebês e crianças são: Insônia; Síndrome das pernas Inquietas; e Distúrbios do ritmo circadiano sono e vigília.

DIAGNÓSTICO 

Pesquisas realizadas na década de 90, publicadas na Comissão Nacional de Pesquisas em Distúrbios do Sono, nos Estados Unidos, já apontavam que esses problemas raramente eram diagnosticados nas consultas pediátricas.

Então, fica o alerta: embora muitos pais não saibam, esses distúrbios precisam ser tratados como uma questão médica. Tanto os responsáveis quanto os médicos têm como responsabilidade identificar os sintomas para um diagnóstico preciso.

“O desafio de diagnosticar crianças é sempre maior e mais difícil. Nesse sentido, é preciso começar com uma análise completa com os cuidadores daquele pequeno. Além disso, nesse processo, deve-se fazer um diário do sono e colher o maior número de informações possíveis”, conta a neurologista infantil. 

TRATAMENTO

Com relação ao tratamento, a Dra. Gladys explica que existem duas linhas: a comportamental e a medicamentosa. 

ANOTA AÍ

O pediatra exerce um papel super importante no diagnóstico dos distúrbios do sono. Observe o seu bebê e mantenha consultas periódicas!

CONHEÇA A ESPECIALISTA:

www.clinicaneurocenterkids.com.br

Instagram: @clinica_neurocenterkids

Compartilhe & comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp