Conheça os brinquedos que ajudam no desenvolvimento infantil

Muitas atividades podem divertir e entreter as crianças, mas é importante que elas também colaborem com o crescimento e o aprendizado.

(Imagem: Freepik)

Pesquisas feitas pelo neurocientista francês Michel Desmurget, em 2019, mostram que os dispositivos digitais afetam seriamente o desenvolvimento das crianças. Ele conta que o tempo excessivo em frente as telas desde cedo pode ser prejudicial para o desenvolvimento neural dos pequenos. 

Mas, como evitar que isso aconteça com nossos filhos? A resposta pode ser mais simples do que se imagina: é só brincar! 

Isso mesmo! As brincadeiras não só distraem as crianças e trazem alegria, como também  desenvolvem a coordenação motora, a criatividade e a personalidade. São em momentos de diversão que os pequenos aprendem, experimentam, organizam emoções e processam informações. 

Anota aí!

Já deu para perceber que a escolha dos brinquedos é muito importante e deve ser pensada com cuidado, afinal, eles ajudam no período de crescimento e desenvolvimento infantil em diversos âmbitos. 

Quer ajuda para escolher as melhores opções, com o objetivo de exercitar o aprendizado das crianças? Confira!

Brinquedos de coordenação motora fina

O trabalho com a coordenação motora fina é de grande importância para que seus filhos aprendam a fazer movimentos delicados, como escrever, pintar e manusear objetos menores. Ela é desenvolvida a partir do exercício de músculos e articulações pequenas do corpo, principalmente, das mãos. 

Brinquedos de coordenação motora ampla

O desenvolvimento da coordenação motora ampla é muito importante para que as crianças possam fazer movimentos menos delicados do dia a dia, como pular, subir escadas e correr. Ela é desenvolvida com o exercício de músculos e articulações maiores, como das pernas e dos braços.

Brinquedos para a mente

O desenvolvimento da mente é muito importante para a comunicação da criança, seu aprendizado emocional e a sua interação com o mundo. Ela é exercitada a partir de jogos e brincadeiras que necessitem de pensamento e criatividade, além de expressão de sentimentos e percepções.

BONUS:

Muitas vezes, achamos que para divertir e desenvolver as crianças, precisamos de brinquedos sofisticados e caros. Nos esquecemos de coisas diferentes e acessíveis que podem promover aprendizados físicos e mentais para os pequenos. 

Para que a diversão e o aprendizado sejam sempre constantes e não causem nenhum problema, lembre-se de sempre checar os brinquedos adequados para cada idade e de manter os materiais usados pelas crianças higienizados e em boas condições. Incentive a responsabilidade ambiental  e a doação. Divirtam-se!

Compartilhe & comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp